sexta-feira, 21 de maio de 2010

África do Sul


A África do Sul é um país independente, está situado no extremo sul do continente africano e é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico. O território encontra-se no oriente, ao sul do paralelo do equador (hemisfério sul).
A nação abriga aproximadamente 50 milhões de pessoas, distribuídas em uma área de 1.221.037 km2. A população é composta por negros, que representam 70% da população; brancos descendentes de holandeses e ingleses, que respondem por 12%, euroafricanos, representam 13%; indianos, 3%; e outras etnias, 2%.
A economia sul-africana está ligada à prestação de serviços, indústria, além dos setores primários, como o extrativismo mineral e a produção agropecuária.
O setor industrial é bastante diversificado, porém, isso não evita problemas como desigualdade social, elevado índice de desemprego, marginalização, entre outros.
Outra fonte de grande importância é a atividade turística desenvolvida na Savana, conhecida como safári, além do turismo urbano, principalmente na cidade do Cabo.

A flora da África do Sul é muito diversificada, encontrando-se uma paisagem mediterrânea nas zonas costeiras, as florestas tropicais ao longo dos rios , as savanas no altiplano e a estepe semidesértica na região do Kalahari.
A fauna sul-africana é formada por vários tipos de aves, répteis e mamíferos de pequeno, médio e grande porte, destacando-se, dentre esses, os “cinco grandes” (elefante, rinoceronte, búfalo, leão e leopardo). Para preservar essa riqueza animal, foram criadas algumas reservas provinciais e parques nacionais, sendo o Kruger National Park o principal deles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário